quinta-feira, 24 de abril de 2008

REIKI ? PESQUISAS CIENTÍFICAS

* William Lee Rand *

Pesquisas científicas na área de imposição de mãos estão sendo conduzidas háalgum tempo.

Há agora algumas experiências que validam a utilidade do Reikicomo técnica de cura. Alguns dos resultados mais interessantes destasexperiências demonstram que os resultados positivos são mais do que efeitoplacebo.Wendy Wetzel, uma enfermeira descreve uma experiência de Reiki que elaconduziu: "Cura por Reiki - Uma Perspectiva Fisiológica".

Em seu estudo, quarenta e oito pessoas compuseram o grupo experimental enquanto dez, o decontrole. Os grupos tiveram amostras de sangue retiradas no princípio etérmino da experiência. O grupo experimental recebeu treinamento em Reiki I.
O grupo de controle não foi envolvido no treinamento de Reiki.

Das amostras de sangue foram analisados a hemoglobina e o hematócrito.Hemoglobina é a célula vermelha do sangue que leva oxigênio. Hematócrito é arelação das células vermelhas do sangue com o volume total de sangue.

Aspessoas do grupo experimental tiveram mudança significativa nestes valorescom vinte e oito por cento sofrendo um aumento e o resto uma diminuição. Aspessoas do grupo de controle não tiveram mudança significante.

As alterações, aumento ou diminuição, são consistentes com o propósito de Reikique é trazer equilíbrio em uma base individual.Uma paciente teve 20% de aumento nestes valores. Ela continuou tratando-sediariamente com Reiki e depois de três meses, o aumento foi mantido. Apaciente vinha de um quadro de anemia por deficiência de ferro.

Outra experiência demonstrou aumento nos valores de hemoglobina; conduzidapela médica, Otelia Bengssten, em um grupo de setenta e nove pacientes comdiagnósticos de pancreatite, tumor cerebral, enfisema, desordens endócrinasmúltiplas, artrite reumática, e parada cardíaca. O tratamento de Reiki foifeito em quarenta e seis pacientes, sendo trinta e três controles. Ospacientes mostraram aumentos significantes nos valores de hemoglobina. Amaioria dos pacientes informou melhoras ou desaparecimento completo dossintomas.

Esta experiência e a anterior demonstrou que as aplicações deReiki produzem melhoras biológicas.

No centro médico St. Vincent em Nova Iorque a experiência foi efetuada porJanet Quinn, diretor assistente de enfermagem na Universidade da Carolina doSul. A meta desta experiência era eliminar o efeito placebo. Trintapacientes de coração receberam vinte perguntas de um teste psicológico paradeterminar o nível de ansiedade.

Eles foram tratados por um grupo treinadoem Reiki.Um grupo de controle de pacientes também foi tratado por pessoas, nãotreinadas em Reiki, que imitaram as mesmas posições de imposição de mãos. Noprimeiro grupo dezessete por cento tiveram o nível de ansiedade diminuídodepois de cinco minutos de tratamento; o outro grupo não apresentou nenhumamodificação.

Daniel Wirth da Ciências Internacional de Cura em Orinda, Califórniaconduziu um experimento controlado usando Reiki. Quarenta e quatroestudantes de faculdade, do sexo masculino, receberam feridas idênticasinfligidas por um doutor no ombro direito ou esquerdo.. Vinte e trêsreceberam Reiki e os outros vinte não.

Os tratamentos eram ministrados detal modo que a possibilidade de um efeito placebo estava eliminada. Todos osquarenta e quatro estudantes estendem os braços através de um buraco naparede. No outro quarto, estava o reikiano administrando Reiki sem os tocar.Nem todos receberam Reiki. Foi-lhes informado que o experimento era sobre acondutividade elétrica do corpo. Ninguém sabia que a experiência era sobrecura.

No oitavo e décimo sexto dia foram feitas avaliações dos ferimentos.Depois de oito dias, as feridas do grupo tratado tinham melhorado 93,5 porcento comparados com 67,3 por cento dos não tratados. Depois de dezesseisdias, o quadro era de 99,3 e 90,9.

Dr. John Zimmerman da Universidade de Colorado usando um SQUID (DispositivoSupercondutor de Interferência Quântica) descobriu que campos magnéticos sãocriados ao redor das mãos de aplicadores de Reiki. As freqüências dos camposmagnéticos que cercam as mãos dos reikianos eram de ondas do tipo alfa egama semelhante para as observadas no cérebro de meditadores.

Dr. Barnard Grad de Universidade de McGill em Montreal, usa sementes decevada para testar o efeito de energias curativas psíquicas em plantas. Assementes foram plantadas e regadas com uma solução salina que retarda ocrescimento.Uma parte das sementes, lacradas em um recipiente foi regada com a soluçãoenergizada por um reikiano durante quinze minutos e outra não foi.

A pessoaque molhava as plantas não sabia qual grupo estava sendo aguado com asolução energizada e qual não estava. As plantas regadas com a soluçãosalina cresceram mais rapidamente e mais saudáveis, com 25% mais peso e um teor de clorofila mais alto.

Estas experiências envolvendo plantas, além de confirmar a natureza de nãoplacebo da cura psíquica, confirmam a antiga compreensão metafísica de queenergias curativas podem ser armazenadas em água para uso futuro.

Em outra experiência envolvendo a curadora psíquica Olga Worrall, o Dr.Robert Miller usou um transdutor eletromecânico para medir a taxa decrescimento microscópica de grama de centeio.

O dispositivo usado tem umaprecisão de milésimos de polegada por hora. O Dr. Miller fez a experiênciaem seu laboratório, fechando em seguida a porta para eliminar qualquerperturbação. Foi pedido a Olga, que se encontrava a mais de 600 milhas, pararezar para a planta da experiência exatamente às 21 horas.

Quando o Dr.Miller voltou ao laboratório no dia seguinte, o equipamento de teste tinharegistrado crescimento contínuo normal de 6,25 milésimos de polegada porhora até às 21 horas. Naquele momento, o registro começou a divergir paracima e tinha subido a 52,5 milésimos de polegada por hora que correspondia aum aumento de 840 por cento!

Esta taxa de crescimento permaneceu até demanhã quando diminuiu, mas nunca para seu nível original.

O grupo de Spindrift fez extensas pesquisas envolvendo oração e plantas.Os resultados indicaram que as plantas para as quais as rezas foramdirigidas crescem mais rapidamente e são mais saudáveis em comparação com asque não receberam a reza, embora as condições sejam iguais para ambos osgrupos de plantas.

Mais experiências estão sendo feitas e teorias científicas desenvolvidaspara descrever o Reiki como técnica de cura.

O desenvolvimento deequipamentos mais sensíveis permitirá a ciência entender, validar, e aceitara realidade do Reiki. Com isto veremos um uso crescente do Reikiindividualmente, na família, em hospitais e consultórios.

Um conhecimentomais profundo da natureza da saúde e a unidade de toda a vida, redescobriráa velha sabedoria que diminuirá o sofrimento, tornando a vida na terra maisagradável e promovendo a cura do planeta.

* Pesquisador e Mestre Reiki, criador do sistema Karuna Reiki(R) ? marcaregistrada pelo "The International Center for Reiki Training" USA.

Paz e LuzNamastê!

0 comentários: